MAU HÁLITO

segunda-feira, 30 de maio de 2016
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL

 

MAU HÁLITO: Na maioria das vezes, o tártaro e a não higiene da língua são as causas!

A remoção mecânica da saburra lingual por meio de raspadores ou escova é muito importante! Raspadores linguais são encontrados em qualquer farmácia. A escovação da noite é a mais importante do todas! Comece com um bom fio dental. Em seguida, escove seus dentes com uma escova de cabeça pequena e macia com movimentos preferencialmente circulares. E para terminar, escove ou raspe muito bem sua língua.

Um levantamento epidemiológico realizado no Brasil abrangendo cerca de 1600 pessoas em diferentes faixas etárias mostrou que no mínimo 30% da população (em qualquer idade) têm problemas com o hálito. A incidência do mau hálito na população brasileira é, segundo a ABPO (Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais), de 40%. Desses, 17% até 12 anos, 41% de 12 a 65 anos e 71% acima de 65 anos devido à redução da função das glândulas salivares.
 Estima-se que fatores bucais como língua saburrosa, gengivite e periodontite contribuam em mais de 90% para os casos de halitose, enquanto que o trato respiratório superior contribua em mais de 8% dos casos e os de origem intestinal em cerca de 1%.

Mas saiba que a redução do fluxo salivar pode ser motivo de mau hálito, assim como quem respira somente pela boca por problemas nasais... Por isso, uma consulta é importante para um correto diagnóstico. A cada 6 meses, faça um retorno ao IOBT como fomra de prevenção à possíveis problemas, bem como a raspagem de tártaro, profilaxia, flúor...

Dicas: Faça uma higienização bucal e lingual adequadas, estimule a salivação naturalmente com o uso de balas sem açúcar, Trident, gotas de limão puro ou uma ameixa japonesa condimentada conhecida como “umebochi”. Evite o excesso de proteínas, gorduras, condimentos e alimentos de cheiro carregado. Devemos também ingerir muita água durante o dia.

O uso de goma de mascar melhora o hálito? Sim!  A goma age como um mascarador do hálito e estimula a salivação.

Tenho gastrite. Acho que é por isso que tenho mau hálito. O mau hálito pode vir do estômago? Não! É comum os pacientes pensarem desta forma incorreta. Também é muito comum pacientes com gastrite, terem mau hálito. Quando é formada a saburra, tem-se um meio propício para a formação de microorganismos patogênicos cuja porta de entrada é a boca. São exemplos: doenças pulmonares, gastrintestinais ou até mesmo amigdalítes e doenças periodontais.
Assim pode desenvolver-se o Helicobacter pilory, que instala-se no dorso da língua, proliferando e chegando ao estômago.
A manutenção da higienização e do fluxo salivar não evita somente a formação do mau hálito e da saburra, mas também previne a possibilidade de o paciente  tornar-se predisposto a gastrite, pneumonia, amigdalite, periodontite, etc.


Já consultei vários profissionais sem ter solução para o meu problema. Halitose tem cura? Sim! Sempre existe a possibilidade de controle. A maior parte das pessoas crê que qualquer Dentista está amplamente informado sobre este assunto, o que nem sempre é verdade. O mesmo pode se dizer em relação aos Médicos. O atendimento da halitose difere do tratamento odontológico de rotina. Atualmente muitos profissionais estão dedicando-se à este assunto e investindo em maiores informações.

Nós do IOBT somos especialistas em ODONTOLOGIA! Somo especialistas em Saúde Bucal!

Baixar arquivo em anexo

 

 

Leia também


MASCAR CHICLETE FAZ MAL À SAÚDE DOS DENTES?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
MEDO DE IMPLANTE?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: IMPLANTE DENTÁRIO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
RONCO TEM SOLUÇÃO
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PREVENÇÃO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
PIERCING FAZ MAL?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PERIODONTIA | segunda-feira, 18 de julho de 2016
QUANDO LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
MÁ HIGIENE BUCAL PODE CAUSAR PARTO PREMATURO
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | domingo, 17 de julho de 2016

 

SCN - Qd. 02 - Lote D - Shopping LIBERTY MALL - Torre "B" - Sala 215 - Brasília-DF - CEP: 70.712-000
Telefax: (61)3328.5769 / 3031.9388 / 9967.0447 - www.iobt.com.br

Copyright © 2003-2012 IOBT® - Todos os direitos reservados.