MÁ HIGIENE BUCAL PODE CAUSAR PARTO PREMATURO

domingo, 17 de julho de 2016
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL

 

A maioria das mulheres sonha em ter uma família e ser mãe. Quando essa hora chega, a ginecologia e outras especialidades médicas prepara e orienta a mulher para a maternidade. Mas algumas esquecem que a SAÚDE BUCAL é tão importante quanto a saúde geral do corpo.
A má higienização pode causar parto prematuro, quadros de pré-eclâmpsia (pressão alta) e até prejuízos ao bebê. Jamais ignore a saúde bucal!

A gengivite (inflamação da gengiva), por exemplo, é causada pelo acúmulo da placa bacteriana — uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma rapidamente nos dentes e na gengiva. Os sintomas da gengivite são gengiva vermelha, sangramento e, às vezes, inchaço. Essa placa pode estar associada à retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. Pesquisadores acreditam que estímulos inflamatórios podem induzir uma hiperirritabilidade da musculatura lisa uterina, provocando contração do útero e dilatação cervical, atuando como gatilho para o parto prematuro.

A doença periodontal (gengivite com perda óssea junto à raiz dental) pode trazer inúmeros problemas tanto à gestante, pelo desconforto e dor típicos desta alteração, quanto ao feto em formação. Há fortes evidências de que mães com doença periodontal têm mais chance de ter filhos prematuros (abaixo de 37 semanas de gestação) e com baixo peso (inferior a 2500 g).

O ferimento na gengiva causado pela gengivite/periodontite é a porta de entrada para a bactéria cair na corrente sanguínea. Quando isso acontece há o risco de parar no coração, provocando inflamação nas artérias. Esse processo pode aumentar, inclusive, os níveis de colesterol de um indivíduo.

Um estudo realizado pela Unicamp constatou que as pessoas com problema no coração têm de duas a três vezes mais problemas periodontais do que o grupo que não tem doença coronariana! Os pesquisadores analisaram fragmentos arteriais desses pacientes e fizeram a detecção do DNA bacteriano. Quase 60% dos pacientes têm a bactéria bucal nas artérias coronárias, de acordo com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Caso você seja gestante ou está planejando ter filhos, marque uma consulta odontológica. Faça a Prevenção Odontológica semestral e mantenha sempre uma boa higienização bucal.

O IOBT dispõe aos seus pacientes o Checkup Preventivo Digital que identifica problemas que possam estar iniciando, invisíveis no exame clínico tradicional.
Pense nisso!

 

 

 

Leia também


MASCAR CHICLETE FAZ MAL À SAÚDE DOS DENTES?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
MEDO DE IMPLANTE?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: IMPLANTE DENTÁRIO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
RONCO TEM SOLUÇÃO
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PREVENÇÃO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
PIERCING FAZ MAL?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PERIODONTIA | segunda-feira, 18 de julho de 2016
QUANDO LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
CLAREAMENTO DENTAL - DÚVIDAS FREQUENTES!
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: CLAREAMENTO | sábado, 9 de julho de 2016

 

SCN - Qd. 02 - Lote D - Shopping LIBERTY MALL - Torre "B" - Sala 215 - Brasília-DF - CEP: 70.712-000
Telefax: (61)3328.5769 / 3031.9388 / 9967.0447 - www.iobt.com.br

Copyright © 2003-2012 IOBT® - Todos os direitos reservados.