DENTE DO SISO ou TERCEIRO MOLAR

sábado, 9 de julho de 2016
Categoria: CIRURGIA | Sub Categoria: TERCEIRO MOLAR / SISO

 

Dentes do Siso ou Terceiro Molar: Saiba quando removê-los!

A extração dos dentes do siso ou terceiro molar é um assunto que gera polêmica e bastante preocupação entre as pessoas.

Os dentes do siso na maioria das pessoas se apresentam na cavidade oral entre os 17 e 25 anos, e em algumas vezes surgem em posições anômalas, o que dificulta a sua erupção. Podem estar dentro do osso e/ou impossibilitados de erupcionar devido a algum obstáculo. Isto pode ocorrer devido a algumas situações do próprio desenvolvimento dos maxilares, como a falta de espaço; sendo esta, a principal causa do problema. Este tipo de problema é facilmente identificado, através do exame clínico e radiográfico. Por isso é que se reforça a importância de se manter o hábito de ir ao dentista frequentemente.

Pode ser que um siso que não tenha nascido não apresente transtorno aparente ao paciente por muitos anos. Mas uma série de problemas podem estar diretamente relacionados à sua presença, provocando apinhamentos dentais (dentes anteriores desalinhados), pericoronite (infecção local devido à dificuldade de higienização, com dor aguda e dificuldade de abertura da boca devido à inflamação local aguda), cisto dentígero (cisto dentro do osso, provocado pela presença do dente do siso retido) e até dificultar a mastigação e a alimentação, deixando o paciente debilitado e afetando a sua saúde.

Após a extração, a recuperação do paciente é completa por volta de 07 a 10 dias. O paciente, porém, pode voltar às suas atividades normais a partir do segundo dia pós-operatório, tomando apenas alguns cuidados, como compressas geladas na região operada e alimentação líquida e fria no primeiro dia, e pastosa nos demais dias da semana, além da suspensão das atividades físicas até a sua total recuperação. Esta recuperação é recomendada para todo ato cirúrgico. Ou seja, se você extrair um siso de cada vez, terá que passar por esse procedimento quatro vezes, tornando-se bastante desgastante. Por isso, recomendamos a extração dos quatro num dia só, quando possível.

Mas calma! Nem sempre é necessário remover os sisos.  Quando eles nascem corretamente, por inteiro, retos, quando há espaço na arcada e eles vieram sem nenhum problema, serão como qualquer outro dente. Neste caso, é preciso cuidar MUITO bem deles, porque estão em um local com uma maior chance de cárie por falta de escovação e cuidado. Consulte sempre, compareça ao IOBT para raspagens/limpezas de manutenção e prevenção.

Baixar arquivo em anexo

 

 

Leia também


MASCAR CHICLETE FAZ MAL À SAÚDE DOS DENTES?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
MEDO DE IMPLANTE?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: IMPLANTE DENTÁRIO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
RONCO TEM SOLUÇÃO
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PREVENÇÃO | segunda-feira, 18 de julho de 2016
PIERCING FAZ MAL?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: PERIODONTIA | segunda-feira, 18 de julho de 2016
QUANDO LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA?
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | segunda-feira, 18 de julho de 2016
MÁ HIGIENE BUCAL PODE CAUSAR PARTO PREMATURO
Categoria: ORIENTAÇÃO AO PACIENTE | Sub Categoria: HIGIENE ORAL | domingo, 17 de julho de 2016

 

SCN - Qd. 02 - Lote D - Shopping LIBERTY MALL - Torre "B" - Sala 215 - Brasília-DF - CEP: 70.712-000
Telefax: (61)3328.5769 / 3031.9388 / 9967.0447 - www.iobt.com.br

Copyright © 2003-2012 IOBT® - Todos os direitos reservados.