Oclusão

Esta especialidade trata de nossa mordida. Interessante salientar que nossa oclusão não abre e fecha simplesmente. Possui movimentos de lateralidade, avanço e recuo da mandíbula, o que torna a especialidade de oclusão tão complexa.

Toda vez que fazemos um tratamento, é importante a análise da oclusão. Nossa oclusão é precisa e complexa. Como se fosse uma engrenagem perfeita, é necessário que os dentes ocluam entre si. A falta de alguns dentes ou uma oclusão “cruzada” por exemplo, pode acarretar disfunções sérias ao nosso organismo. Uma das disfunções mais conhecidas e tratadas é a “Disfunção de ATM”, onde a articulação da mandíbula próxima ao ouvido é deslocada, desgastada, acarretando dor ao paciente.

Quadro clínico como ranger de dentes, dores de cabeça constantes, dores na nuca e nos ombros, enrijecimento da musculatura facial, são sintomas de má-oclusão. O paciente será submetido a tratamentos que irão corrigir o contato dos dentes, seja através de aparelho (ortodontia), ajustes oclusais, uso de placas de relaxamento muscular e em alguns casos, tratamento psicológico como auxiliar. Na foto observamos o paciente usando uma placa acrílica chamada de “Miorrelaxante”.

 

 

 

 

ARTICULAÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR (ATM)

 

BRUXISMO (Atrito dos dentes que leva ao desgaste intenso)

 

 

 

SCN - Qd. 02 - Lote D - Shopping LIBERTY MALL - Torre "B" - Sala 215 - Brasília-DF - CEP: 70.712-000
Telefax: (61)3328.5769 / 3031.9388 / 9967.0447 - www.iobt.com.br

Copyright © 2003-2012 IOBT® - Todos os direitos reservados.